quinta-feira, 15 de outubro de 2020

 Jornadas de Manutenção 2020

On-line, via plataforma Zoom

18 e 19 de Novembro de 2020 - 14:00 – 18:00



A APMI organiza nos dias 18 e 19 de Novembro de 2020 as Jornadas de Manutenção 2020.

As Jornadas de Manutenção, organizadas bi-anualmente, constituem, a par com os Congressos Nacionais/Internacionais, um forum privilegiado para a divulgação e troca de conhecimentos entre profissionais da Manutenção e investigadores académicos, promovendo o desenvolvimento do conhecimento, para a implementação das tecnologias e métodos de gestão e com ela relacionados.

Este ano, e pela primeira vez, devido às restrições e condicionantes da pandemia COVID19, as Jornadas de Manutenção terão o formato on-line.

Nesta edição vai ser dado um particular destaque aos temas

  • Tecnologias, Transformação Digital e Pacto Ecológico Europeu (Green Deal)
  • Metodologias, Métodos e Boas Práticas na Manutenção
  • Gestão de Activos e Manutenção
  • Formação e Resiliências nas Organizações

      os quais pela sua importância e actualidade contribuem certamente para uma visão mais integrada e completa de uma função tão transversal como é a Manutenção.

      Inscrições on-line clique aqui


      Ler mais: https://www.apmi.pt/jornadas-de-manutencao-2020/

      FORMAÇÃO À DISTÂNCIA «Introdução e Aplicação da Metodologia FMEA» Segunda Edição - 23 de Outubro de 2020– 09:00 – 12:00


      Objectivos:

      Nesta acção de Formação de curta duração pretende-se mostrar a aplicação de uma das técnicas de apreciação do risco mais utilizadas na indústria, designada por FMEA (Failure Mode and Effects Analysis).

      Nesta metodologia, fundamentalmente aplicável a activos físicos e a processos industriais, a equipa dedica-se ao desenvolvimento de uma análise dos potenciais modos de falha que podem existir num projecto ou processo, definindo as suas causas e as suas consequências, assim como apontando possíveis meios de detecção que possam minimizar o risco associado a cada modo de falha. Finalizada a análise, é possível hierarquizar os modos de falha de acordo com um número de risco (RPN – RiskPriorityNumber) e definir acções que possam conduzir à sua diminuição ou mitigação.

      Será feita uma referência às principais diferenças entre uma FMEA e uma FMECA (Failure Mode Effects and Criticality Analysis).

      No final da sessão os Formandos terão conhecimentos para poder iniciar a aplicação desta técnica, com vista aos resultados pretendidos.

      Público alvo:

      Engenheiros e Técnicos de Manutenção, Gestores e Directores de Gestão de Activos, Engenheiros e Técnicos de Fiabilidade e todos os interessados na gestão do risco ligado a activos físicos industriais.

      Método:

      Expositivo, com recurso a meios audiovisuais e exemplos práticos de aplicação da metodologia.

      Formador:

      José Sobral - Professor na Área Departamental de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

      Duração: 3 horas

      Custo:

      Sócios APMI:         75 Euros

      Não Sócios APMI: 100 Euros

      Estudantes:           50 Euros

      Número mínimo de Formandos: 10

      Anexamos a Ficha de Inscrição no Curso ou Inscrição On-Line

      Enviar para:

      APMI – Associação Portuguesa de Manutenção Industrial

      E-mail: apmigeral@apmi.com.pt