sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Introdução à Transformação Digital 1 e 2 de Março de 2023 - 09:00 – 13:00 - On-line

 

O rápido desenvolvimento tecnológico a que temos assistido, está a pressionar as empresas a abraçar a inovação e a procurar adoptar as soluções baseadas em tecnologias digitais que permitam transformar as suas actividades e os seus modelos de negócio.

Muitas empresas procuram incessantemente identificar as soluções, as oportunidades e as consequências da adopção das tecnologias digitais, o que se afigura como uma tarefa exigente e desafiante dada a limitação de recursos e conhecimento.

O Curso «Introdução à Transformação Digital» vem dar uma resposta introdutória às necessidades de preparação dos profissionais envolvidos na Manutenção e Gestão de Activos através da sensibilização e facilitação da aquisição de conhecimentos iniciais do processo de Transformação Digital, das Tecnologias relacionadas e da sua Implementação, criando condições para o seu aprofundamento posterior.

Programa:

A Transformação Digital

 - Introdução

- A mudança

- A maturidade

- A contribuição para a sustentabilidade

- As principais tecnologias

- As pessoas em primeiro lugar

Tecnologias

- Big Data

- IIoT e 5G

- Robótica

- Visão Artificial

- Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)

- Simulação e Digital Twin

- Inteligência Artificial / Machine Learning

- Arquitectura e Integração de Sistemas

- Computação na Nuvem

- Ciber-Segurança

- Novos Materiais

- Tecnologias Avançadas de Fabrico

- Fabricação Aditiva

Processos de Aplicação

- Digitalização do Processo de Fabrico

- Smart Factory

- Smart Logistics

- Servitização

Processos de Aplicação - M&GA

- Smart Maintenance

- Formação em Manutenção com RV

- RA em Manutenção

- Fabricação Aditiva em Manutenção

Objectivos gerais:

No final do curso os formandos devem estar aptos a identificar o conceito de Transformação Digital, os processos relacionados, as principais tecnologias existentes e a reconhecer os benefícios da sua implementação.

Objectivos específicos: Os formandos no final do curso devem estar aptos a:

Identificar correctamente o conceito de Transformação Digital, os processos relacionados e a reconhecer adequadamente os seus benefícios;

Identificar de forma correcta as principais tecnologias ligadas à Transformação Digital;

Identificar correctamente os processos de aplicação integrada das tecnologias ligadas à Transformação Digital, incluindo as que respeitam à Manutenção e Gestão de Activos.

Destinatários: Profissionais de  Engenharia ligados à Manutenção e Gestão de Activos físicos; Directores, Gestores, Supervisores e Técnicos de Manutenção;Directores e Gestores relacionados com a Gestão de Activos físicos; Todos os interessados em adquirir conhecimentos e participar em processos de Transformação Digital em Manutenção e Gestão de Activos Físicos.

Método:

Expositivo: Considerando que o presente curso está dirigido à área do saber-saber, será utilizada a abordagem de conteúdos programáticos teóricos.

Activo: Com o presente curso pretende-se incentivar a aquisição de conhecimentos e a sua correcta aplicação prática, ou seja, aliar a formação teórica e académica dos formandos à prática profissional.

Formador: Joaquim Jorge Vieira (Eng.)

Duração: 8 horas (2 x 4)

Custo:

Sócios APMI:                200 Euros

Não Sócios APMI:         250 Euros

Estudantes:                 100 Euros

Número mínimo de Formandos: 5. Número máximo de Formandos: 15

Inscrição on-line