quinta-feira, 5 de março de 2020

Formação em Gestão de Activos Físicos - Manutenção de Activos Físicos
Módulo II - «Gestão de Materiais de Manutenção» - 24 horas – (3 dias)
Data: 2, 3 e 17 de Abril de 2020, Lisboa - 09:00/13:00 – 14:00/18:00

De modo a compreender que as políticas de manutenção dos activos físicos devem ser seleccionadas em função das consequências específicas das falhas para a Organização (económicas, segurança e operacionais) e não necessariamente conforme os manuais dos construtores recomendam, a APMI organiza este curso sobre Gestão de Materiais de Manutenção

Destinatários
Quadros Técnicos e Engenheiros responsáveis pela Manutenção de instalações e de equipamentos de produção em empresas industriais e grandes edifícios (hotéis, hospitais, centros comerciais, bancos, etc.).
Quadros e Gestores operacionais que ambicionem exercer a função de Gestores de Activos Físicos.

Objectivos
Divulgar os conceitos teóricos e práticos que permitam:
  • Distinguir entre materiais cuja existência permanente em armazém se justifica e materiais que só devem ser adquiridos em vésperas de intervenções de manutenção preventiva planeada;
  • Determinar os parâmetros de gestão dos materiais que se justificam existir permanentemente em armazém, segundo os modelos de reposição contínua e reposição periódica;
  • Planear as encomendas a fornecedores de materiais destinados a intervenções de manutenção preventiva (sistemática ou condicionada) pelo algoritmo MRP;
  • Calcular as necessidades de curto e médio prazo de peças de reserva;
  • Determinar a quantidade de componentes necessários durante um período longo;
  • Determinar se se justifica economicamente a posse de um sobressalente caro em stock;
  • Determinar os indicadores mais comuns da performance da gestão de materiais em armazém (composição (ABC), rotação, cobertura, nível de serviço e custos de gestão);
  • Entender a influência dos parâmetros de gestão na performance;
  • Capacitar os participantes na utilização de funções específicas do MS-EXCEL.

Conteúdo Programático
Modelos de Gestão “Just-in-Case
Factores a Considerar num Modelo: procura; custos (oportunidade e armazenagem); prazo de aprovisionamento. Quantidade económica de encomenda (com e sem descontos de quantidade). Modelos de Revisão: Contínua, periódica e mistos. Stocks de Segurança. Nível de serviço. Stock de Segurança quando a procura variável e o prazo de aprovisionamento é fixo: no caso da revisão contínua (modelo Q) e no caso da revisão periódica (modelo P). Centralização versus descentralização de armazéns (centrais de compras). Stock de Segurança quando a procura e o prazo de aprovisionamento são variáveis. Sazonalidade e sua Influência na Gestão. Exemplos em MS-EXCEL.
Modelo de Gestão “Just-in-Time
Procura irregular e previsível. Necessidades líquidas de materiais a partir do plano de intervenções de manutenção preventiva e consequente plano de aprovisionamentos. Modelo de Necessidades Líquidas (ou MRP). Exemplos em MS-EXCEL.
Peças de reserva
Procura reduzida, irregular e imprevisível. Probabilidade de cumprimento de uma missão. Cálculo do ponto de encomenda. Distribuição de probabilidade Poisson e Binomial. Procura de componentes que falham antes da substituição preventiva. Previsão da Procura de Médio/Longo Prazo. Manter ou não um Sobressalente? Exemplos em MS-EXCEL.
Avaliação do desempenho da gestão
Indicadores de desempenho de um Sistema de Gestão de Stocks. Nível de serviço. Rotação e cobertura. Análise ABC segundo diferentes critérios. Exemplos em MS-EXCEL.

Formador: Rui Assis (Prof.). Doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Licenciado em Engenharia Mecânica, ramo Termodinâmica, pelo Instituto Superior Técnico.

DURAÇÃO: 24 Horas

Documentação de apoio:
  • O livro “Apoio à Decisão em Manutenção na Gestão de Activos Físicos”, Rui Assis, LIDEL, 2014;
  • As aplicações EXCEL que acompanham este livro e que forem trabalhadas durante as sessões;
  • Os slides PP formatados em PDF que forem projectados.

Os Formandos devem trazer computador pessoal.

Condições de Inscrição: Sócios A.P.M.I.: 600,00 €                Não Sócios: 750,00 € Estudantes:     450,00 €
Este valor inclui: Almoço, Pausas para Café, Diploma e Documentação.
As empresas que inscrevam mais do que um participante, beneficiarão de um desconto de 10% no total da Factura.
Número máximo de Inscritos: 12. Data limite de inscrição: 27/03/2020

Pode aceder AQUI à Ficha de Inscrição

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